Às vezes algumas aventuras passam-se em montanhas, seja simplesmente atravessá-las ou uma exploração mais demorada em uma caverna. Algumas montanhas estão em uma altitude muito elevada, bem acima dos 1.500 metros, isso implica em complicações para os personagens.

Em altitudes muito elevadas há menos oxigênio no ar, bem como há menos ar, o que dificulta muito a respiração, assim como eleva a velocidade dos projéteis.
Problemas da Altitude
Geralmente as altitudes elevadas exigem mais fisicamente dos personagens ou outras criaturas não acostumadas com elas, em certas condições pode ser até mesmo mortal. Além da falta de oxigênio outra dificuldade é o frio elevado e outras complicações que ele traz consigo.
Estas dificuldades podem ser divididas em categorias dependendo da altitude.
– Altitudes Baixas (menos de 1.500 metros): São a maioria das montanhas pequenas, elas não trazem grandes dificuldade ou desconfortos físicos para os personagens ou criaturas que tentam atravessá-las.
– Altitudes Elevadas (entre 1.500 a 4.500 metros): São a maioria das montanhas altas, a sua travessia proporciona aos personagens ou criaturas diversas aflições, em razão do ar rarefeito, uma escalada ou travessia de uma montanha deste tipo é considerada uma atividade exigente para efeitos de teste de Fadiga (pág. 249 do Livro Básico), o personagem durante a primeira hora de travessia precisará fazer um teste de Vigor NA 10 para não descer um nível de Fadiga, após o primeiro teste a cada 30 minutos os personagens deverão fazer outro teste de Fadiga em igual condição para não descerem outro nível de Fadiga.
– Altitudes Extremas (mais de 4.500 metros): São os cumes das maiores montanhas do mundo, da mesma forma que nas altitudes elevadas sua travessia é considerada uma atividade excessiva para efeitos de teste de Fadiga, o personagem durante os dez primeiros minutos de travessia precisará fazer um teste de Vigor NA 10 para não descer um nível de Fadiga, após o primeiro teste a cada 5 minutos os personagens deverão fazer outro teste de Fadiga em igual condição para não descerem outro nível de Fadiga.
O Frio
O frio intenso que acompanha as grandes altitudes das montanhas é um grande complicador, mas para isso nós temos regras para o sistema Coda, embora não sejam muito detalhadas.
Na página 218, na tabela 9.8, no Livro Básico, temos os modificadores para testes físicos, nela temos os modificadores para os testes físicos e na página 220, tabela 9.10, os modificadores para testes acadêmicos.

Seguindo a mesma classificação que usamos acima para a altitude, poderemos fazer um degrau de modificadores pertinentes a cada situação.
– Altitudes Baixas (menos de 1.500 metros): é considerado um clima temperado, o personagem sente algum frio se não estiver vestido adequadamente, mas caso esteja com roupas para clima frio ele não sofrerá qualquer penalidade.
– Altitudes Elevadas (entre 1.500 a 4.500 metros): é considerado um clima desconfortável, mesmo utilizando roupas para clima frio o personagem sofrerá. O NA para os testes físicos nestas condições deverá ser adicionado em +2 em razão do desconforto proporcionado pelo frio e os testes acadêmicos deve ter o NA de +1 em razão do declínio da capacidade de concentração em razão do desconforto físico e do oxigênio mais escasso nestas altitudes.
– Altitudes Extremas (mais de 4.500 metros): é considerado um clima extremo, altamente desconfortável e desfavorável para os personagens que não estejam acostumados com tais temperaturas. O NA para os testes físicos deverá ser aumentado em +5 e para testes acadêmicos em +3.
Caso o personagem não esteja utilizando roupas adequadas para o frio, esteja desprotegido e esteja exposto diretamente ao clima desfavorável ele sofrerá dano. Em Altitudes Elevadas ele sofrerá 2d6+4 de dano por rodada de exposição e em Altitudes Extremas ele sofrerá 6d6+12 de dano por rodada até que ele consiga vestir uma roupa adequada, ser aquecido ou receber alguma outra forma de proteção.
Na primeira rodada de exposição ao frio o personagem deverá fazer um teste de vigor com NA 10 e nas rodadas seguintes, caso não seja protegido do frio de alguma forma, com NA15. Caso não passe no teste, o personagem cairá inconsciente por 3d6 rodadas e sofrerá 1d6 pontos de dano na sua Vitalidade.
Caso o personagem não morra, ele ficará 2d6 dias doente com gripe, situação em que ficará com a penalidade de -4 nos testes físicos e -2 nos testes mentais e os NAs dos testes de Vigor para resistir à fadiga serão elevados em 5.
Como pode-se perceber enfrentar altitudes elevadas é um desafio enorme em que somente os mais fortes são capazes de resistir.
Por: minasmorgul
