O que acontece quando uma editora de RPG começa a lançar jogos de cartas? Se for a RetroPunk Publicações sai um excelente jogo, igual ao Escola de Dragões.
Simplicidade acima de tudo
Quando se está saindo de sua zona de conforto e iniciando os trabalhos em uma nova área, não adianta inventar muito, o quanto mais simples se trabalhar menos chance de erros acontecerem. Basicamente foi isto ocorreu no Escola de Dragões, onde inclusive a RetroPunk Publicações, contou com a colaboração da Octopus School of Design and Games para a realização deste jogo, o que foi uma grande sacada.
Como a RetroPunk Publicações não havia lançado material próprio até o Escola de Dragões, sendo que no máximo localizou conteúdo, com os vários livros de RPG que lançou era necessário ter know-how de produção de arte que se encaixasse perfeitamente no jogo, sendo que aqui entrou a Octopus School of Design and Games, que é uma escola de arte, design e produção de jogos. E ela colaborou lindamente com este projeto!
O Escola de Dragões é um jogo de cartas muito simples, no qual praticamente não há necessidade de leitura de textos (o que é bom para levá-lo ao mercado externo), com sua simplicidade e temática ele é muito interessante para o público infanto-juvenil, ou seja os seus filhos e sobrinhos que estão começando no mundo dos jogos, além de adultos que querem um jogo leve.
Criado por Ramsés Sohn e com identidade visual de Jersey Giuliano, ele pode ser qualificado como um party game, o que neste caso eu concordo, haja vista ser um jogo bem rápido e divertido, embora não exija grande interação entre os jogadores. Ele é indicado para jogadores com 8 anos de idade ou mais, sendo que a caixa contendo um baralho de 54 cartas comporta de 2 a 4 jogadores, embora mais baralhos possam ser unidos para ter mais pessoas jogando (embora a editora não recomende partidas com mais de 12 jogadores), o que é altamente recomendável. As partidas duram em média 15 minutos.
A simplicidade do Escola de Dragões chega a ser absurda, já que o manual de regras é um simples folheto que detalha muito bem as regras e não deixa dúvidas sobre qualquer aspecto delas. Para jogar basta decorar os símbolos das cartas e a sequência do turno, que não é tão inflexível quanto vários outros jogos.
Enfim, por esta simplicidade toda, justifica-se, em parte, o fato de ele ser indicado para crianças e jovens, a outra parte desta justificativa reside em sua temática.
Uma temática leve
O Escola de Dragões possui uma temática bastante leve e reconhecível por várias crianças e jovens, pois baseia-se muito nas animações “Como Treinar o seu Dragão” e até mesmo na série de livros “Harry Potter“. É mais interessante deixar o próprio release da editora dar esta amostra de como é o jogo:
Estamos nos últimos dias de aula que antecedem a formatura de mais uma turma de alunos da Escola de Dragões, uma poderosa instituição de ensino da doutrina da Draconaria, a arte de treianr dragões, para jovens promissores, dedicados a criar os mais belos e nobres animais mágicos de todo o reino.
Chegou a hora de descobrir quem foi o aluno que se dedicou com maior afinco aos segredos do treinamento de Dragões, já apenas um dos alunos receberá o título de Mestre Treinador!
Isto, aliado com as belas ilustrações e o design simples das cartas ajuda a termos um jogo que rapidamente desperta o interesse da criançada, que fica mais reforçado pelas regras simples e práticas. Podemos dizer que, seguramente é um dos jogos nacionais com as ilustrações mais sublimes lançados até hoje.
Como funciona o jogo
No Escola de Dragões, o objetivo do jogo, basicamente é acumular 25 Pontos de Treinamento antes dos rivais, através das cartas de treinamento e atrapalhar a vida dos oponentes utilizando as cartas de ação. O vídeo abaixo irá ajudar um pouco a conhecer o funcionamento do jogo:
Além disto, há um vídeo produzido pela RetroPunk Publicações com um gameplay completo do jogo, que ajudará a dirimir qualquer dúvida quanto às regras, que podem ser obtidas aqui:
Finalizando
O Escola de Dragões é um jogo muito interessante para se ter em sua coleção, principalmente por ser um card game bom para iniciantes, especificamente aqueles jogadores mais jovens, além de ser uma diversão leve para os jogadores não habituais.
Entretanto ele não é indicado para quem gosta de jogos mais complexos e pesados, pois sua simplicidade logo afastará o interesse do jogo. Um ponto negativo, no nosso entendimento, é a gramatura das cartas, que é um pouco fina demais, principalmente para um jogo voltado para um público mais jovem, mas isto é compreensível em razão dos custos de produção.
Mas o preço, R$29,90, a simplicidade do jogo e a beleza das ilustrações compensam e valem à pena a compra. Aguardamos fortemente uma expansão, que além de adicionar mais variantes ao jogo será necessária para manter o interesse nas partidas durante mais tempo.
O Escola de Dragões pode ser adquirido na loja eletrônica da RetroPunk Publicações, por R$29,90 ou nas lojas especializadas. Portanto, não deixe de adquirir este jogo para a tua coleção e fique ligado aqui no site para mais novidades.



