Este texto é baseado em uma dúvida enviada por e-mail para nós, a questão foi se havia a possibilidade de se usar a manobra de carga montado em um cavalo. A resposta é sim, existindo inclusive a previsão no título Lutando à Cavalo da página 237 do Livro Básico.
Lutar montado em um cavalo exige uma técnica especial, em termos de regra o cavalo precisa da habilidade Inabalável (Livro Básico página 236) para não gerar penalidades ao jogador.
Também existe a questão do tamanho, quando se está montado em um cavalo e se enfrenta um adversário de categoria de tamanho igual ou menor, considerando-se que os cavalos são de categoria grande (pág. 61 do Animais Cruéis e Mágica Prodigiosa) aplicam-se as penalidades por diferença de tamanho da tabela 9.8, bem como o bônus de 3 por posição vantajosa.
Quanto às manobras de combate que podem ser desempenhadas em cima do cavalo já resta claro que é possível fazer a carga, mas usando o bom senso seria interessante modificar a regra pertinente a ela na página 228 do Livro Básico. Considerando que se vai atacar uma criatura na mesma categoria de tamanho (grande) e o personagem está em posição vantajosa (+3 de bônus) e a própria manobra concede um bônus (+1), o personagem atacaria o oponente com um modificador de +4 no teste de combate com armas e caso acertasse o dano deixaria de ser multiplicado por 1,5 e passaria a ser multiplicado por 2 e a NA do teste de força para o alvo não cair prostrado passaria de força do atacante +2 para +4, afinal o atacante está montado em um cavalo que é muito mais rápido e forte do que ele.
Fica evidente que é bastante vantajoso atacar um personagem montado à cavalo, as demais manobras de combate também são possíveis em cima do cavalo (págs. 228 à 230), exceto a ação de Prostrar, que exige uma rasteira no adversário, coisa que é impossível de fazer em cima de um cavalo. Então, aproveitem a dica e surpreendam seus narradores ou jogadores!
Por: minasmorgul


gostei parabens