Mapas da Terra Média II – Cidades e Fortalezas

res04

Com um atraso fenomenal este bom suplemento nos chegou em janeiro de 2005, quando foi prometido para julho de 2004, mas mesmo tendo demorado muito, valeu esperar.
Este suplemento é uma continuação da coleção de mapas anteriores, mas agora detalhando algumas regiões importantes na triologia de Senhor dos Anéis, mais precisamente cidades e fortalezas. No pacote, temos seis mapas e um livreto de 32 páginas detalhando às regiões ilustradas nos mapas, igual a primeira coleção.

A diferenças dos Mapas 2 para o 1 é claro, além dos mapas é o livreto, que ao contrário do primeiro conjunto, que não tinha a menor utilidade, neste é o grande destaque, à diante comentaremos mais sobre ele.

Os mapas que vêem neste conjunto continuam sendo desenhados por Daniel Reeve, o artista que fez os mapas, livros, pergaminhos e toda caligrafia da triologia de filmes. Neste suplemento temos seis mapas que retratam O Abismo de Helm, Edoras, Minas Tirith, Isengard, Valfenda e O Porto de Umbar. Estes mapas são mais coloridos e claros, apresentam muitos detalhes, sendo extremamente fiéis às descrições que Tolkien fez, quem nunca assistiu aos filmes poderá ter uma visão precisa de como é Valfenda ou Minas Tirith. O grande destaque positivo dos mapas que eu faço são o de Umbar e o de Minas Tirith, apesar de já conhecer os esquemas das cidades, eles me surpreenderam já que constam detalhes que geralmente são esquecidos em muitas representações, além de serem os mais bonitos, quanto aos destaques negativos, são os de Isengard e o do Abismo de Helm, ambos trazem poucos detalhes, inclusive o esquema de Isengard que vem no suplemento da Sociedade do Anel é muito mais detalhado que o mapa, o do Abismo se explica pelo fato de haver poucas coisas lá mesmo, mas mesmo assim, vemos alguns detalhes nos filmes, que o mapa não representa. Os outros dois, o de Edoras e de Valfenda, são bons, o primeiro realmente não têm muito o que se dizer, apenas que é fiel, já que Edoras não é uma grande cidade e não tem muito de diferente ou extraordinário, mas que ficou muito bem representado, já Valfenda está coerente, inclusive apresentando detalhes que nos escapam à percepção quando lemos o Hobbit ou a Sociedade do Anel.

Agora o maior destaque desta obra sem dúvida alguma é o livreto, nele temos informações que não constam no Livro Básico ou em qualquer outro suplemento, ele expando as descrições sobre os locais retratados nos mapas sendo de grande ajuda ao narrador se ele os usar em conjunto. Este é o material escrito pela Decipher que contém maior conteúdo dos apêndices do Retorno do Rei, ou seja se você nunca leu o livro vai se deparar com uma quantidade absurda de informações novas.

No livro de apenas 32 páginas temos informações sobre a história dos sítios, sua geografia, cultura, forças militares, personalidades importantes que habitam ou habitaram aquele local e povos que vivem lá. Para o narrador criativo é um caldeirão de idéias. Os maiores destaques com certeza são as descrições de Edoras e Abismo de Helm, que detalham a organização militar de Rohan e o maior na minha opinião foi a descrição de Umbar, que trouxe detalhes que para mim eram totalmente desconhecidos.

Este livro trouxe um “revival” dos grandes livros do MERP com descrições precisas e imprescindíveis aos narradores. O mais interessante que o livro não traz nada de regras, mas satisfaz completamente.

Agora a parte que talvez você tenha mais esperado: O suplemento é útil ou não?

Posso te dizer que sim e não. Sim por causa do livro que traz descrições maravilhosas e pelo mapa de Umbar por exemplo que realmente é indispensável se você quiser conhecer melhor a Terra-Média. Não por conta dos mapas em si, eles não são tão úteis quanto os da primeira coleção, servindo muito mais caso você queira rolar uma aventura em que se faça um cerco a alguma destas cidades e fortalezas, que no caso do Abismo de Helm é interessante, e que até recomendo que se use um plástico com marcações quadriculadas por sobre o mapa para posicionar os marcadores.

As grandes faltas que eu senti nestes mapas com certeza foram as de Lórien, A Floresta das Trevas, Valle e A Montanha Solitária, que talvez venham em um suplemento futuro.

No mais é um bom suplemento, ainda mais para manter a linha viva aqui no Brasil, ainda com boas promessas para o ano de 2005.

Preço sugerido: R$ 24,95
Por: minasmorgul

Arsenal Craft

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima