Este texto foi escrito baseado em uma pergunta feita pelo um usuário do fórum Júnior Lobo, eu a achei bastante interessante, por isso vamos respondê-la aqui. A questão colocada foi acerca de quais personagens femininas dos livros d’ O Senhor dos Anéis poderiam ser utilizadas como modelo para uma jogadora que quer fazer sua personagem no sistema Coda.
Esta pergunta leva a uma questão muito interessante, qual a participação ativa das personagens femininas nas narrativas, não só de O Senhor dos Anéis, mas nos outros livros de Tolkien ambientados na Terra-Média?

Pesquisando e tentando puxar pela lembrança consegui rever algumas personagens femininas de destaque, como Eowyn, de Rohan que derrota o Rei-Bruxo de Angmar na batalha dos campos de Pellenor, Galadriel, Luthien, que enfrenta o próprio Morgoth, e Mélian, que protege um reino élfico com sua magia poderosa. Mas diante da gama de personagens que existem são poucas.
Então qual seria a solução para a questão do colega do fórum? O que eu aconselho seria desconsiderar as personagens citadas, já que Tolkien possuía uma visão, não digo machista, mas tradicionalista demais do papel da mulher na sociedade, bem como, nos romances de fantasia. Para ele a mulher era quem deveria ser protegida, seria a musa inspiradora do herói, vide a história de Arwen e Aragorn.
Não só nos romances de Tolkien, mas em grande parte dos livros de fantasia medieval, o papel da mulher está ligado à terra, a família ou ao destino.
A terra, como lugar natal, posse da família, local onde há fortes ligações afetivas, bem como à idéia de fecundidade. Quando por algum motivo a personagem ou aqueles por quem tem identificação ou laços afetivos, são afastados da sua terra ela resolve agir de alguma forma para poder reavê-la. Por exemplo, um bando de orcs, Terrapardenses ou um vilão bastante rico e poderoso na região resolve invadir a vila onde a personagem residia tomando as terras de onde ela e sua família retiravam o seu sustento, a personagem vai tentar agir de alguma maneira, talvez lutando com armas, agindo para arregimentar os aldeões para um levante, tentando convencer os invasores através de sua lábia e astúcia para que deixem o lugar e o povo.

A família como simplesmente o grupo familiar com o qual a personagem possui laços afetivos próximos, como os pais, irmãos, tios, filhos, marido, etc. A perda, através da morte, prisão ou escravidão, ou a iminência de perdê-los, como através de alguma doença, guerra, etc. também é um agente motivador para uma personagem heróica. Como um feitiço que aprisiona o amado da personagem, ela vai tentar aprender uma forma de reverter os seus efeitos, um monstro que matou sua família, ela vai em busca de vingança.
Destino, este ponto é bastante amplo, a personagem nasceu predestinada a fazer algum grande feito, seja libertar o seu povo, destruir um grande mal, portar um grande poder mágico, realizar um sacrifício heróico, ou qualquer outra coisa que esteja além da compreensão dela. O destino não pode ser controlado nem está ao alcance das pessoas comuns, como por exemplo, do destino que leva uma simples agricultora a transformar-se em uma comandante de exércitos para libertar o seu país, a personagem não tem muitas escolhas a fazer, o destino a vai conduzindo para a sua missão.

Logicamente podem haver outras premissas, fatos ou fontes de inspiração para se criar personagens femininas para O Senhor dos Anéis RPG, como por exemplo usar como base personagens de outros livros de fantasia, como por exemplo, os de Dragonlance (os que vêm a mente agora são Tika, Lua Dourada e Laurana), dos romances As Brumas de Avalon (uma visão mais feminina da lenda do Rei Artur) e filmes. Mas o interessante é que sempre o narrador deverá ajudar e orientar os jogadores que tiverem alguma dificuldade em criar os seus personagens e incentivar que eles façam histórias criativas e profundas para eles e usar estas histórias durante a campanha, pois isto é um incentivo para que façam personagens mais aprofundados e se envolvam mais nas partidas.
Espero ter ajudado de alguma maneira, então se você também tiver alguma dúvida, pergunta, questionamento pode nos enviar que responderemos (não prometo ser rápido). Para tanto você pode usar o nosso e-mail, através do nosso perfil no formsprimg.me, twitter, usando nosso grupo no facebook, comunidade no orkut ou através do nosso fórum.

q bom q minha pergunta inspirou essa materia. abraço e obrigado.
No meu grupo, dentro do pacote de “regras do Narrador” coloquei o seguinte ajuste para personagens femininos:
-1 em Força, +1 em Percepção ou Espírito. Temos4 jogadoras, quase todas fizeram personagem femininos. Esse ajuste ficou bem legal.