Trovar

Esta perícia é muitas vezes esquecida pelos jogadores, pensando ser apenas “coisa de menestrel”, o que na verdade é algo que não é de todo real.
É certo que a perícia Trovar é chave para a ordem menestrel, mas quando não há um no grupo quem vai contar às crianças as histórias das aventuras ocorridas, ou escrever nos livros os grandes fatos ocorridos ou até contar algum acontecimento do passado de forma a prender a atenção dos ouvintes.
É fácil lembrar de passagens na saga do Senhor dos Anéis (tanto nos livros quanto nos filmes), onde a perícia foi usada, como no caso onde  Bilbo escrevia e contava suas aventuras às crianças ou quando Pippim cantou diante Denethor, ou às canções de Legolas e Aragorn ou os anões da comitiva de Erebor que carregavam instrumentos encantados. Todas estas figuras não eram menestréis, mas todos possuíam perícia em alguma arte.
Esta é a idéia da perícia Trovar, todos têm disposição para algum tipo de arte, seja a música, dança, atuação, escrita, todos têm potencial para isso, não apenas os artistas.

Como Funciona a Perícia

Nas páginas 131 e 132 existem poucas explicações acerca desta perícia.
Esta perícia na realidade é um grupo de perícias, como saber, línguas ou combate com armas, ou seja, quando você compra Cantar, Tocar Instrumento ou Compor Versos, você compra uma perícia de Trovar independente, assim, se você comprou no exemplo acima, você tem três perícias diferentes, independentes entre si, mesmo sendo as três ligadas ao grupo Trovar. Cada uma vai ter sua graduação diferente, ou seja, se você colocar 3 graduações em Trovar, essas graduações não aproveitam para todas as perícias de Trovar que você possui e sim, para apenas uma.
Cada perícia de Trovar funciona de forma bastante diferente, por exemplo, Cantar, basta apenas o personagem saber a letra da música e o ritmo, no caso de Tocar Instrumento o personagem necessariamente precisa ter um instrumento adequado como uma flauta ou bandolim.
Algo interessante é que esta perícia dá a liberdade para o jogador interpretar muito mais, imagine que o seu personagem vai cantar uma música, ao invés de simplesmente rolar os dados para saber a reação do público a sua apresentação, por que não cantar de verdade. Em algumas sessões de jogo tivemos jogadores com violão para interpretar as canções de seu menestrel, isso além de imergir o grupo no clima do jogo, com certeza garante alguns pontos de experiência por interpretação ao jogador.

Trovar e o Público

Geralmente quando se vai utilizar esta perícia há outros personagens que vão presenciar, assistir, talvez apreciar ou odiar, conforme o desempenho do artista e a simpatia que ele causar na platéia.
O desempenho do artista será medido no resultado do teste de Trovar, quanto mais alto o resultado melhor o ato foi executado. É possível partir de dificuldades impostas pela complexidade da ação que se deseja executar, por exemplo, contar uma história fantástica para crianças não exige tanto quanto interpretar uma peça para piano, logicamente as dificuldades serão diferentes e quanto melhor o resultado melhor terá sido sua execução.
A platéia logicamente vai gostar ou não gostar da atuação, se a interpretação do ator for muito boa todos vão aplaudi-lo, mas se ele não demonstrar interesse ou segurança, também não agradará ao público, isso será demonstrado em um resultado alto ou baixo nos dados, ou ainda por um fator interessante que aumentará ou diminuirá a dificuldades dos testes, a simpatia que o público tem pelo artista ou por aquilo que ele estará fazendo.
Numa situação bastante extrema, imagine um menestrel elfo apresentando canções folclóricas de seu povo a um grupo de anões prontos para a batalha, certamente não será uma boa combinação, o público não está preparado para este tipo de apresentação e certamente a rejeitará, nestes casos poderá ser impostas penalidades ao resultado do teste, de -1 à -5 conforme o caso.
O contrário também é válido, por exemplo, um menestrel muito famoso que vá se apresentar a um público que o espera há muito tempo e está receptivo a sua apresentação, ele receberá um bônus de +1 à +5 no resultado do teste.
Se o narrador preferir o reconhecimento do público pode surgir desde ovos e tomates arremessados à dinheiro, no caso é preciso estabelecer a dificuldade do teste e adicionar os bônus ou penalidades necessárias, aí caso o resultado seja bom o artista ganhará 1d6 peças de cobre a cada 5 pontos acima da dificuldade estabelecida.

Perícias de Trovar

Assim como os outros grupos de perícias, Trovar também possui diversas delas, vamos a alguns exemplos a seguir.

PERÍCIA ESPECIALIDADE
Teatro Comédia, Drama, Mímica
Contar Histórias Épico, Lírico, Narrativa, Descrição.
Dança Tipo de dança específico, como: Balé, Valsa, Polca, etc.
Cantar Balada, Falsete, Vocalização, Melodia, Cânticos, Ópera.
Escrita Poesia, Contos, Romance, Improviso.
Pintura Pintura à óleo, Pintura à Guache, Desenho à Carvão, Esboço, Caricatura.
Tocar Instrumento de Teclado Cravo, Acordeom, Piano, Órgão Tubular.
Tocar Instrumento de Sopro Flauta Doce, Flauta Transversal, Flauta Pã, Gaita, Trompete.
Tocar Instrumento de Percussão Sinos, Carrilhão, Tambor, Gongo.
Tocar Instrumento de Corda Rabeca, Violino, Harpa, Alaúde, Bandolim, Violão.

Por: minasmorgul

Arsenal Craft

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima